Arquiteto frustrado?


O que leva um jornalista a ler sobre arquitetura e se interessar no assunto? Não sei. Sou estranho e nunca neguei isso para ninguém. Talvez eu seja um arquiteto frustrado. 

Mas de uma coisa eu sei: sim. Eu realmente tenho um gosto duvidoso quando o assunto é arquitetura. Parece que o novo não me convence. Foi “amor à primeira vista” quando conheci o prédio histórico da UFPR.

Clássico, Neoclássico, Gótico, Barroco... como não amar o centro histórico de Curitiba? Cuiabá com suas belas igrejas me fazem ter orgulho de morar nessa cidade. 

Quando conheci Porto Alegre também foi um grande impacto. Visitei todos os museus possíveis. Florianópolis me encantou - viver na ilha é um sonho até hoje. 

Goiânia, apesar de muito jovem, me cativou com seu Art Déco. Mas o Rio de Janeiro - "Ah! A cidade maravilhosa". Só posso dizer que realmente é [...] maravilhosa. A ex-capital do Brasil é uma joia na América Latina.

Os marcos históricos da nossa jovem república estão por lá. Que lugar!
São Paulo também tem um pedacinho reservado no meu coração com seus museus, ruas e avenidas <3 .="" span="">

Belo Horizonte é outra "novinha" que me chamou a atenção. Claro que tive tempo de passar em Ouro Preto :)

Campo Grande - a concorrente de Cuiabá - não tem os 300 anos de história para chamar minha atenção. Já Brasília representa tudo o que acho feio.
Desculpa, Oscar Niemeyer. Nada contra o modernismo da capital federal, mas ela não faz meu tipo.

Preciso viajar o Brasil. Minha meta é visitar as 27 capitais até o fim da minha vida. Confesso que pausei tudo, mas em breve o planejamento será retomado. 


Comentários

Postagens mais visitadas